terça-feira, 14 de maio de 2013

Intercâmbio em Vancouver, BC - Canadá - Transfer, contratar o serviço ou não?


O Transfer é um serviço oferecido, que consiste em ter alguém te esperando no aeroporto para lhe levar até a sua homestay. Eu lhe aconselho fazer uso deste serviço somente se o mesmo for lhe oferecido gratuitamente, porém, isto é pouco provável, normalmente é cobrado um valor adicional pelo mesmo.

Se você não contratar o Transfer, quando chegar no aeroporto, quais são as suas opções para chegar até a sua homestay? Bom... as duas opções mais prováveis são: ir de táxi ou de transporte público (Ônibus, SkyTrain ("metrô") e SeaBus). Uma opção terceira opção (bem improvável) é sua hostfamily ir te buscar no aeroporto.

Quando fiz meu intercâmbio, o serviço do transfer era oferecido por uma taxa adicional de 100 dólares (o que na época equivalia a 227 reais), o que era um valor muito alto, então optei por não contratar o mesmo.

Então quando cheguei no aeroporto só me restava 2 opções, ir de táxi ou de transporte público. Devido o choque cultural, o nervosismo do momento, o "medo" de se "virar" para aprender como andar de transporte público e pela comodidade, acabei optando por ir de táxi até a minha homestay. A corrida do taxi me custou 50 dólares (dos quais, 45 era da corrida e 5 da gorjeta, a famosa "tip"), ou seja, o valor do taxi foi metade do valor que teria sido pago se eu tivesse contratado o transfer.

Resumindo, foi uma ótima escolha não ter contratado o transfer e ter ido de táxi? Na verdade, não. Uma ótima escolha, teria sido se ter optado por ir de transporte público. Percebi depois de algum tempo lá, que eu poderia sim, ter ido de transporte público sem nenhum problema e por um valor muito mais em conta, algo em torno de 2 a 6 dólares (que era o preço de acordo com a respectiva zona do bilhete, o chamado "Single Fare").

E quer saber o pior de tudo? Eu poderia ter ido até a minha homestay "de graça". Mas como?

Então...quando cheguei no aeroporto de Vancouver, depois de pegar as malas, fui até o local de informações para perguntar onde poderia comprar o Monthly Pass, que era um bilhete (referente a um mês específico), que me dava o direito de pegar qualquer tipo de transporte público durante todo o mês, quantas vezes fossem necessárias.

No local de informações, fui atendido por uma senhora muito simpática e prestativa, que foi comigo comprar o Monthly Pass. Após a compra do mesmo, perguntei como poderia pegar um táxi. Ela perguntou onde estava querendo ir. Expliquei que precisava ir até a minha homestay e que gostaria de iria pegar um táxi para tal. No mesmo momento, ela me aconselhou a não ir de táxi, pois o valor seria muito caro, e como eu já tinha comprado o Monthly Pass, o mesmo poderia ser usado para chegar até minha homestay. Então ela ligou para minha hostfamily, e perguntou qual a maneira mais fácil de chegar até lá e assim me explicou qual SkyTrain e ônibus pegar.

Resumindo, eu já sabia qual SkyTrain e ônibus pegar, e já havia comprado o Monthly Pass  para poder me locomover em Vancouver durante todo o meu período de estadia lá, ou seja, poderia ter ido até a minha homestay sem nenhuma problema e praticamente sem nenhum valor adicional. Mas mesmo assim, como dito anteriormente (acima), o "medo" me fez optar por ir de táxi, mesmo já tendo obtido a explicação de como chegar até lá de transporte público.

Se alguém tiver alguma dúvida de como proceder para ir do aeroporto de Vancouver até a sua homestay, fique a vontade para perguntar, terei o maior prazer em ajudar no que for possível.

Qualquer dúvida, crítica, observação ou sugestão deixe um comentário, será um prazer respondê-lo.


16 comentários:

  1. Cotrim, boa tarde.

    Gostei muito do seu relato... estou indo para Vancouver em meados de Julho (19/07) e tinha o mesmo questionamento. Uma pena que já contratei o serviço pois, verificando o tamanho da cidade, não creio que me perderia por lá. Mas, como vc disse, o "medo" nos faz entrar na zona de conforto para nos sentirmos um pouco mais tranquilos...

    Mas, precisarei comprar o ticket mensal... consigo comprar no aeroporto? Pensei que seria somente no centro da cidade... pode me dar dicas de como chegar lá?

    Obrigado pela ajuda!

    Abraço,

    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Sim, é possível comprar o ticket (Monthly Pass) no aeroporto, o meu eu comprei lá. Como você vai chegar quase no fim do mês Julho não sei será possível comprar o mensal de Julho ainda, alias, acho que nem compensa comprar o mensal para Julho, talvez seja melhor os pacotes com 10 ou picado, melhor analisar na hora os valores.

      Então, quando desembarquei peguei minhas malas e fui no balcão de informação, que era muito próximo de lá. No balcão uma senhora muito prestativa foi comigo até a loja para comprar o mesmo. Pelo que me lembro, tinha que descer uma rampa para o andar de baixo e lá tinha uma loja onde era possível comprar o mesmo.

      Qualquer dúvida só perguntar.

      Abraço

      Excluir
  2. Valeu!

    Você viajou por lá? Poderia dar algumas dicas? Pretendo ir à Seattle para passar um final de semana. Teria alguma dica (hotel, locadora de veículo, etc)? Ou alguma outra dica de viagem para aproveitar outros finais de semana?

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... por lá o lugar mais distante que fui foi pra Wistler. Gostaria de ter ido para Seattle, mas não tinha o visto americano. Muita gente vai para Seattle, o pessoal das escolas organizam viagens para lá aos finais de semanas e também para vários outros lugares. Quanto a viagens para aproveitar os finais de semana creio que isso não será um problema, pois como disse nas escolas tem vários pacotes para vários lugares. Os meus finais de semana aproveitei visitando vários pontos turísticos.

      Abraço

      Excluir
  3. Bom dia, Frederico.
    Tenho uma dúvida quanto ao monthly pass, uma vez me disseram que teria um prazo para você compra-lo para o mês que se iniciará. Existe isso mesmo? Ou voce pode comprá-lo a qualquer tempo? Pergunto pois chegarei em Vancouver dia 03/08, e quero saber se poderei comprar para agosto tranquilamente.
    Abraço
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, bom dia.

      Sim existe um período (prazo) para compra do Monthly Pass.

      Segundo a TransLink (http://www.translink.ca/en/Fares-and-Passes/Monthly-Pass.aspx):

      "...são vendidos a partir do dia 20 do mês anterior (ao mês aplicável) até os primeiros dias do mês aplicável..."

      Ou seja, no seu caso que chegará em Vancouver no dia 03/08, o Monthly Pass referente ao mês 08 estará disponível para compra a partir de 20/07 até os primeiros dias do mês 08. Porém, a TransLink não especifica claramente quantos dias são esses "primeiros dias do mês aplicável".

      Creio que dia 03/08 você conseguirá comprar sem problemas o Monthly Pass para o mês 08. O que inclusive pode ser feito no aeroporto.

      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Abraço.

      Excluir
  4. Bom dia, Frederico, tudo bom?
    Estou inda a Vancouver agora em Novembro, estou indo por uma agencia de viajem brasileira mesmo, o que acontece é que eles já me cobraram a taxa do tranfer, ficou uns 105,00 dólares
    Despois de persquisar muito pela internet, descobri que sai mais em conta financeiramente, optar pelo táxi... Mas ai vem a dúvida, já ouvi falar que geralmente os taxis não são tão confiáveis na questão de se perderem e outros problemas... Isso é verdade?

    Outra coisinha, caso eu já tenha pago o valor do tranfer a agencia, você sabe dizer, se eu tenho direito de cancelar? (sendo que eles em nenhum momento me passaram a informação de que eu teria a opção de outro tipo de transporte até a minha hostfamily) e preferir pegar um táxi mesmo....


    Grata! Bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo joia!?

      Sim, sem sombre de dúvidas o táxi sai muito mais em conta. Olha não havia ouvido falar ainda sobre problemas com os táxis. O que posso lhe dizer é que no meu caso não tive nenhum problema com o táxi.

      Então... não sei te dizer se tem como cancelar viu, creio que isso vai de acordo com cada agência. Quando fechei meu pacote na agência o Transfer era opcional.

      Se conseguir cancelar, lhe aconselho ir de Transporte Público, no aeroporto tem o SkyTrain. Quando tiver o endereço da hostfamily pesquise no Google Maps como ir do aeroporto ao endereço da hostfamily, lhe dirá certinho qual transporte pegar.

      Por nada, qualquer coisa estamos aí.
      Bom fim de semana!

      Excluir
    2. Qualque coisa se quiser mais informações meu skype é frederico.cotrim

      Excluir
    3. Boa noite! Obrigada pelo retorno! E desculpe pelos erros hehe pressa hj de manha...

      Então sobre optar pelo skytrain eu nao sei, por conta de eu estar cheia de bagagem, acho que ficará mais complicado...nao sei

      Outra duvida, era a respeito da compra dos tickets, pelo que eu li, é mais em conta comprar no final da primeira semana de cada mês, correto? Só que eu irei chegar na ultima semana de novembro, dia 29/11, como você me aconselharia? Ah outra coisa que nao entendi direito, li sobre tickets em horário de pique(um valor) e outros sem serem... Essa compra determina o horário que se vai usar ou só nos valores mesmo? E vc aconselha comprar mistos ou todos de um tipo só?
      (Pelo que pesquisei, pra mim serviram os da zona 2, da cor vermelha)

      Outra duvida é sobre compras, onde eu posso encontrar bons preços para roupas de frio? Pq nao vou levar muita coisa daqui do Brasil, planejava comprar, por exemplo, um bom casaco por lá..no centro eu encontro outlets?

      Excluir
    4. Bom dia...

      Então, creio que por chegar no final de semana não seria tão complicado ir de SkyTrain.

      Não tive conhecimento de ser mais em conta comprar no final da primeira semana de cada mês. Creio que seria melhor comprar o Monthly Pass de dezembro e se necessário comprar tickets individuais para 29 e 30 de novembro. Bom quando fui em fevereiro de 2013 não tinha isso de diferença de valor dos tickets em horário de pique, só se mudou ou as vezes se for para compra do ticket nas máquinas direto na estação. A desvantagem dos tickets individuais é que a partir do momento da validação (primeiro uso) o mesmo só é valido por um determinado tempo, ou seja, se usou pela manhã terá que usar um novo á tarde. A vantagem do Monthly Pass é que bastar carrega-lo consigo e pode andar pra cima e pra baixo quantas vezes quiser, somente no ônibus é necessário apresenta-lo para o motorista. Mas não deixe de andar com ele em mãos pois quando menos se esperar há policiais solicitando a apresentação do mesmo.

      Olha em Vancouver mesmo não encontrei outlets. O pessoal que tem visto Americano normalmente vai com as excursões das escolas fazer compras em Seattle, lá é muito barato. Se não tiver o visto, ouvi comentários que tem como tirar direto em Vancouver e é rápido o processo, porém não sei se é verdade. Talvez onde poderia encontrar coisas com bons preços seria em Gastown ou Chinatown, porém não seria de uma qualidade tão boa, seria de se analisar o custo benefício. Talvez no shopping Metropolis at Metrotown, você consiga encontrar lojas em promoção e comprar por um bom preço, mas não fica em si em Vancouver, fica em Burnaby, mas dá para ir de SkyTrain tranquilo. Uma coisa que acha barato em Vancouver é mala.

      Bom não sei se consegui ser claro, mas espero ter ajudado.

      Excluir
    5. Muito obrigada! Ajudou bastante!


      A respeito das operadoras, você me indicaria alguma para o período de 4 meses?

      Excluir
    6. Então... quanto a isso não sei te dizer viu, como fiquei só 1 mês não fui atrás disso.

      Excluir
  5. Olá Frederico tudo bem? Espero que sim! Estou indo para Vancouver neste final de semana, poderia me ajudar com algumas dúvidas? Eu vou chegar no aeroporto e gostaria de tentar ir para minha homestay de transporte público, que é mais conta e fica em Burnaby. Se eu comprar o "monthly pass" posso usá-lo em qualquer zona (1,2,3) ou quando tiver que fazer uma escala, terei que pagar algum adicional? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá Frederico tudo bem? Espero que sim! Estou indo para Vancouver neste final de semana, poderia me ajudar com algumas dúvidas? Eu vou chegar no aeroporto e gostaria de tentar ir para minha homestay de transporte público, que é mais conta e fica em Burnaby. Se eu comprar o "monthly pass" posso usá-lo em qualquer zona (1,2,3) ou quando tiver que fazer uma escala, terei que pagar algum adicional? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stella... tudo joia e você?
      Que bacana! Você vai curtir muito lá... não vai querer mais voltar... rs
      Então depende do número de zonas do seu monthly pass... pode ser sim que você tenha que pagar um adicional. Segue abaixo alguns links como referência:

      http://www.translink.ca/en/Fares-and-Passes/Monthly-Pass.aspx
      http://www.translink.ca/en/Fares-and-Passes/Fare-Zone-Map.aspx
      http://www.translink.ca/en/Fares-and-Passes/Transferring.aspx

      Agora que me atentei, pelo jeito você já viajou... vi sua mensagem aqui só agora.

      Se puder ajudar em mais alguma coisa, estou a disposição.

      Excluir